quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Nostalgia

Finalmente, em 3 meses, estou a muito poucas páginas de ler a Blitz de uma ponta à outra. A falta de tempo às vezes é inexplicável, e confesso que já tinha saudades deste meu vício mensal tão saudável (:

Lê-la foi sem dúvida a minha salvação, hoje, enquanto estava literalmente a vegetar numa sala de espera. E acabou por ser uma espera deliciosa.

Para além da incrível entrevista ao sempre carismático Liam Gallagher dos Oasis, o artigo de opinião do Rui Tavares deixou-me boquiaberta, afinal, nem só de música se faz a Blitz.

Intitulado "O atraso do presente contínuo", numas meras duas páginas, este historiador tão dentro do século XXI vem falar do jornalismo e do que é ser jornalista, ontem, hoje e amanhã. O meu excerto preferido:

"A primeira intriga, jornalismo e nostalgia, não é muito difícil. Em primeiro lugar, só ilusoriamente o jornalismo é a matéria do presente. Como disse um grande escritor sueco, Stig Dagerman, “o jornalismo é a arte de chegar atrasado logo que possível”. Na verdade o jornalismo é o primeiro coveiro do presente, empurrando logo que possível as novidades para o passado.

(…)

O jornalista vive sempre no passado, uma espécie de passado ínfimo, olhando para o futuro, mas sempre no “imediatamente após”, recolhendo sempre os vestígios das coisas que acabaram de ocorrer. É como alguém que assiste à festa e depois varre o chão da sala. Decantando permanentemente esse passado instantâneo é impossível que o jornalista não fique saturado de nostalgia".


Talvez não venha trazer grandes novidades, mas sei lá, despertou-me para uma forma de olhar para o Jornalismo que nem sempre é a habitual, e conseguiu dar um certo encanto àquilo que, de alguma forma, aprendi durante o estudo exaustivo de TCS (Teorias da Comunicação Social).

Bolas, sou uma saudosista incurável, e chamar a nostalgia para bem perto daquilo que eu quero tanto fazer/ser, foi uma óptima tirada do Rui Tavares. O vinho de eleição dos jornalistas é mesmo o mais maduro. ;)

3 comentários:

  1. É super interessante essa visão, tenho de ver se leio o artigo completo. E, mesmo não sendo uma ideia nova, é algo que nem sempre surge no pensamento. Agora já tenho um novo argumento quando alguém me atacar por ser assessora: "Oh querida, eu fiz a festa toda, tu agora tás cá é pra varrer!" Mhuaahu!

    Beijulis*

    ResponderEliminar
  2. Siim, os FF (não confundir as iniciais com as de seres inferiores :p) estão incríveis *.*

    Realmente, isto é uma lufada de ar fresco, depois de ler durante horas que tudo o que fazemos é publicitar festas seleccionadas... afinal, somos só as arrumadeiras... de todas as festas x)

    Hoje lembrei-me da 'No I In Threesome' dos Interpol por causa do teu blog: "...and life is wine..." 8)
    (acho que vou passar a citar todas as músicas sobre vinho que encontrar... a seguir virão as pimba ahaha x))

    Beijinho, meu amô :'D **

    ResponderEliminar
  3. não sabia que tinhas um blogue.
    pois muito bem-vinda :)
    *

    ResponderEliminar